9 dicas para a empresa de monitoramento de alarmes voltar a crescer

Adaptações no modelo de negócio e estratégias de reutilização das tecnologias para retomar o crescimento e aprender a superar os obstáculos.

[dot_recommends]

Empresas de monitoramento de alarmes, historicamente de origem familiar, enfrentam novos desafios para se adequar às demandas recentes (e futuras) do mercado de segurança eletrônica.

Adaptações no modelo de negócio e estratégias de reutilização das tecnologias (inclusive de equipamentos) formam as duas principais preocupações de quem precisa retomar o crescimentoe aprender a superar os obstáculos.

Neste artigo, listamos 9 dicas para sua empresa de monitoramento de alarmes voltar a crescer.

Rever os custos por cliente

É comum que ao pensar em crescer você entenda que precisa conquistar mais clientes. Mas nem sempre isso é boa estratégia, se o seu Custo de Aquisição por Clientes (o CAC) for alto pode comprometer a sua rentabilidade.

Isso significa que a sua equipe de vendas pode até apresentar bons números, mas o desempenho não está refletindo na situação financeira, já que as despesas consomem tudo o que foi conquistado com os novos clientes.

Este é o momento de rever, portanto, quanto custa cada cliente para a sua empresa. Isso inclui despesas com telefone, papel, tinta para impressora, funcionários, infraestrutura, deslocamentos, ou seja, obter um número mais preciso possível dos recursos que cada cliente consome.

É importante discriminar esse custo, porque você vai notar que alguns perfis clientes custam mais caro do que outros. Por isso, você precisa ter visibilidade sobre o CAC, para tomar suas próximas decisões e voltar a crescer.

Eliminar despesas desnecessárias

Passe um pente fino nas despesas, avalie com a sua equipe o que realmente é necessário. Uma mudança de hábito como deixar de usar copos descartáveis poupa um bom dinheiro ao final de um ano.

O uso do papel pode passar despercebido, mas imagine que a sua empresa consuma 15 mil folhas no mês com o custo de R$0,08 por folha. Elimine essa despesa e economize cerca de R$1.200,00 por mês!

Regule os equipamentos de refrigeração e incentive entre os funcionários o uso racional de energia elétrica.

Repense sua frota de veículos. Faça um orçamento com empresas que terceirizam esse serviço para entender se vale a pena para a sua saúde financeira.

Ligações telefônicas também consomem muito dinheiro. Priorize o atendimento ao cliente e busque outras estratégias de comunicação entre as equipes internas e externas. O uso de apps como What’sApp pode funcionar se você tem uma microempresa, para pequenas e médias empresas, apps específicos de comunicação para o segmento de monitoramento são mais indicados, porque apresentam funcionalidades que agregam eficiência à operação.

Melhorar a comunicação com a equipe

Toda empresa sofre em algum grau com falhas na comunicação. Para evitá-las, é preciso escolher oficialmente os meios de comunicação que serão utilizados, registrar as conversas e utilizar soluções que possam automatizar parte da comunicação durante a operação de monitoramento.

Apps para gestão de ordens de serviço simplificam o acesso de operadores, clientes e técnicos ao mesmo pedido de troca de sensor, por exemplo. E para pesquisar uma ordem de serviço antiga será muito mais fácil de encontrar do que ter que pesquisar em acervos de papel.

Existem apps no mercado que substituem as ligações para deslocamento de viatura, o que automatiza parte da comunicação entre central de monitoramento e viatura, liberando as linhas de telefone para o atendimento ao cliente.

Fortalecer o relacionamento com o cliente

Para a empresa de monitoramento de alarmes voltar a crescer é preciso continuar mantendo valores positivos com os clientes: clareza e transparência na comunicação, preço justo, confiabilidade no monitoramento, proximidade e facilidade através de apps de segurança, são alguns exemplos de como manifestar esses valores.

Estratégias de marketing para atrair novos clientes são importantes, mas se a empresa já existe, então ela já possui clientes, fidelizá-los e oferecer a eles novos serviços sai mais barato do que vender para uma pessoa que ainda não conhece seus serviços.

Para isso, você também pode contar com apps específicos para a área de monitoramento, voltados para o cliente final, e com isso melhorar a percepção que ele tem sobre o seu negócio.

Reaproveitar infraestrutura

Faça um levantamento dos equipamentos que precisam ser substituídos, porque já estão apresentando problemas com uma frequência maior do que deveriam. Não hesite em descartá-los. Tenha em mente quantas vezes você pode enviar um técnico para consertar um painel de alarme, por exemplo, até que acabe valendo mais a pena comprar um novo.

Troque sensores de alarmes antigos se você perceber que o número de alarmes em falso está maior. A qualidade dos dispositivos de segurança interfere diretamente nos custos da operação de monitoramento. Para evitar deslocamentos em falso, por exemplo, é melhor gastar um pouco mais e adquirir sensores de melhor qualidade.

Além disso, é possível dar uma sobrevida ao painel analógico dependendo do software de monitoramento que você utiliza.

Investir em eficiência

Pesquise e contrate softwares que tragam eficiência para a operação de monitoramento. Isso significa levar em consideração integrações e robustez. Veja se a empresa de tecnologia consegue oferecer soluções para todas as etapas da operação. Tratar eventos de alarme é o principal, claro, mas se você precisa voltar a crescer no segmento, terá que levar produzir mais com os mesmos recursos que tem à disposição. E isso leva ao próximo ponto, talvez seja melhor migrar para outra solução.

Trocar fornecedores

A internet vive caindo? A linha de telefone está com chiado? Compare custo e benefício e troque de fornecedor. Para a empresa de monitoramento voltar a crescer, é preciso encontrar fornecedores parceiros comprometidos com produtos e serviços de boa qualidade. O mesmo vale para o software de monitoramento de alarmes, as funcionalidades da ferramenta devem pesar na escolha tanto quanto a qualidade do suporte técnico que a empresa de tecnologia é capaz de oferecer.

Capacitar os colaboradores

Contratar profissionais comprometidos, mesmo que não estejam completamente familiarizados com o segmento de monitoramento, é mais vantajoso, mas só se você de fato for investir na capacitação deles.

É preciso desenvolver tanto a habilidade de saber trabalhar sob pressão como operar o software de monitoramento.

Se você escolhe pessoas interessadas em aprender e melhorar a própria condição financeira, terá mais chances de que elas consigam extrair os melhores resultados da infraestrutura e da tecnologia presentes na sua empresa.

Oferecer novos serviços

Depois de ajustar todos os fatores anteriores, você está pronto para liderar a próxima fase e retomar o crescimento da sua empresa.

Uma empresa de monitoramento de alarmes volta a crescer quando está preparada para atender as demandas atuais e futuras do mercado.

monitoramento de alarmes com câmera é uma tendência mundial. Para conquistar espaço entre os concorrentes, será preciso ter adquirido experiência com esse tipo de serviço. Que tal começar a pensar nisso agora? Aprenda algumas dicas de como garantir que a instalação do CFTV seja precisa no cliente em O projeto de CFTV perfeito: como não errar na primeira vez.

Gostou do texto? Compartilhe o texto com as pessoas da sua empresa para despertar um novo olhar sobre o futuro da empresa!

[dot_recommends]