A importância de uma interface amigável para softwares de apoio à segurança

É essencial que softwares de apoio à segurança tenham uma interface simples e fácil de usar, para garantir a segurança do usuário em situação de desespero.

Em momentos de nervosismo e medo como assaltos, roubos e sequestros, a maioria das pessoas não conseguem pensar nem agir direito. Isso acontece porque em situações adversas, o corpo tem reações como tremores, taquicardia, aumento da pressão arterial e, muitas vezes, fica literalmente paralisado de medo. Por esse motivo, é essencial que softwares de apoio à segurança tenham uma interface simples e fácil de usar, para garantir a segurança do usuário em situação de desespero.

De um modo geral, interfaces devem ser pensadas para serem intuitivas e utilizadas com facilidade pelo usuário, pois é por meio delas que eles acessam as funções do software. De acordo com este material de referência publicado pela PUC-RJ, “fatores de satisfação subjetiva, de eficiência, de segurança, de custo de treinamento, de retorno de investimento, todos, dependem de um bom design de interface”.

Se essa é uma preocupação constante para o desenvolvimento de site e aplicativos, para softwares de apoio à segurança não poderia ser diferente. Por estarem praticamente o dia todo ao alcance das mãos, aplicativos para celulares são uma ótima opção para serviços de segurança. Mas para garantir sua eficiência, eles precisam ser fáceis de usar na hora da ocorrência.

O ideal é que em poucos – ou apenas em um comando – o cliente possa enviar um sinal que acione a empresa de monitoramento eletrônico e os contatos pessoais cadastrados para um atendimento imediato e preciso. Com poucos botões, os comandos devem ser claros para não confundir o usuário. Veja, por exemplo, o sistema RedCall, produzido aqui pela Segware. Essa solução oferece uma conexão direta com o cliente, mesmo fora de casa, que se sente mais seguro com o uso de aplicativos que, em poucos passos, enviará um pedido de socorro.
Além disso, o GPS do usuário pode ser usado por softwares de segurança para localizar com precisão o seu posicionamento:

É interessante destacar que interfaces de softwares de apoio à segurança devem ser simples para o usuário acionar quando for necessário, mas isso não quer dizer que recursos importantes possam ser deixados de lado. O objetivo do uso dessas ferramentas é oferecer uma opção que conquiste o cliente e garanta a sua segurança.