Absenteísmo na empresa de segurança: como resolver

Uma equipe bem integrada é pré-requisito essencial para uma boa empresa de prestação de serviços em segurança.

Uma equipe bem integrada é pré-requisito essencial para uma boa empresa de prestação de serviços em segurança. Quanto mais afinado o grupo estiver, melhores serão os resultados. Porém, em nosso contato com o mercado, observamos que algumas questões recorrentes entre as companhias ajudam a acabar com esse espírito de união interna. Uma das principais é o índice de faltas – indicador que pode apontar problemas muito sérios nos seus trabalhos, diminuindo a credibilidade da empreas de segunraça perante seu cliente. Neste post, mostraremos algumas orientações e dicas para resolver o absenteísmo na empresa de segurança. 

O absenteísmo é uma questão que permeia todos os departamentos e prejudica a empresa como um todo. Por definição, ele considera todas as faltas dos colaboradores com ou sem justificativa explícita. Isso é importante de ser destacado, pois ausências geradas por problemas de saúde ou pessoais, legalmente justificadas, também estão dentro deste indicador. Porém, aqui também entram os colaboradores que não comparecem ao trabalho por negligência ou falta de comprometimento – dois casos que devem ser observados de perto pelos gestores. No nosso segmento, isso pode ocorrer, por exemplo, com colaboradores que trabalham no período da madrugada.

Diante do absenteísmo na empresa de segurança, cabe ao gestor pensar em uma solução para contê-lo (ou mesmo eliminá-lo). A primeira coisa a se fazer é destrinchar esse indicador. Descubra onde estão os casos mais críticos e em quais dias da semana e horários eles ocorrem. Existe algum padrão nessas faltas? A questão está mais aguda em algum departamento específico? Isso pode ajudá-lo a segmentar suas ações para resolver o problema.

Se, nessa sua análise, você detectar que as faltas concentram-se em algumas pessoas, vale a pena colocar a área de Gestão de Pessoas no circuito. Eles poderão se aproximar destes colaboradores e conversar sobre a questão, auxiliando com possíveis soluções.

A sua análise do absenteísmo na empresa de segurança também pode indicar que as faltas são endêmicas em um setor específico. Será que aquele departamento não está com uma carga de trabalho muito pesada? A escala de trabalho praticada lá dentro é satisfatória ou vale a pena reestruturá-la? Se o problema está localizado, algo deve ocorrer lá dentro – vale a pena conferir antes que a questão se alastre pela sua companhia.

Após tentar todas essas medidas, você pode investir em uma última ação para reduzir o absenteísmo na empresa de segurança. Ou melhor: em uma série de ações voltadas para os colaboradores. É possível contar com campanhas de integração e ações de engajamento para virar esse jogo e melhorar os resultados. O setor de Gestão de Pessoas pode organizar, por exemplo, um evento para todos os colaboradores. Afinal, uma empresa com um bom clima organizacional costuma ter índices menores de absenteísmo.

E você, tomou alguma atitude específica para reduzir o absenteísmo na sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência!