Como gerar novos negócios em monitoramento eletrônico?

Como oferecer serviços diferentes que atraiam novos clientes e criem novas oportunidades de negócios com os clientes da base.

Para continuar crescendo no mercado de segurança eletrônica, as empresas de monitoramento precisam se reinventar oferecendo serviços diferentes que atraiam novos clientes e criem novas oportunidades de negócios com os clientes da base. O monitoramento por câmeras de segurança, portanto, pode ser a opção seguinte. Aliar alarmes e câmeras aumenta a confiabilidade do serviço e gera novas fontes de receita.

Você abriu uma empresa de monitoramento eletrônico de alarmes, conquistou uma parcela importante dos clientes da sua região pelo bom atendimento e qualidade do serviço. Os números, no entanto, mostram que o crescimento da sua empresa não está indo como deveria e a projeção está aquém do que você gostaria. Isso ocorre porque o efeito “novidade” já passou, quem estava pronto para contratar o serviço de monitoramento já contratou e agora o crescimento da sua empresa está nas mãos de possíveis clientes que ainda não conhecem o serviço de monitoramento por alarmes ou não entenderam porque precisam contratar a sua empresa, e não outra.

Esse é um momento delicado para a micro e pequena empresa de monitoramento, pois será necessário um incremento no capital para valorizar a empresa, passando, principalmente, pela criação de novas estratégias comerciais.

Você pode tanto entrar em novos nichos de mercado, como escolas, lojas comerciais, academias de ginásticas, condomínios e residências populares, quanto investir na estrutura necessária para ampliar os serviços de monitoramento que já oferece.

No segundo caso, oferecer o monitoramento por câmeras de segurança como um serviço, ou seja, monitorar o local definido pelo cliente final emitindo um boleto mensal para pagamento pode ser uma opção rentável. Veja como se preparar:

Novos negócios demandam investimento em infraestrutura

Para começar a operar com monitoramento por câmeras, você vai precisar:

1. Levantar os custos com os equipamentos (câmeras IP, câmeras analógicas, DVRs, HVRs, NVRs,). Compare com marcas diferentes, mas opte pela melhor custo-benefício. Equipamentos de má qualidade podem interferir na qualidade do monitoramento;

2. Capacitar funcionários para a instalação do CFTV (circuito fechado de TV);

3. Adquirir um computador com boa capacidade de processamento para utilizá-lo como servidor de imagem;

4. Contratar um software VMS (video monitoring system), de preferência integrado ao seu software de alarmes;

5. Alguns clientes podem solicitar o serviço de gravação das imagens, então será necessária a compra de HDs ou outras mídias para salvar as imagens.

Ao investir em novos negócios, invista também em maneiras criativas de vendê-los

É comum que fabricantes de câmeras de segurança forneçam aplicações para visualizar as imagens, mas isso não está associado a um serviço, o cliente final compra apenas uma vez os equipamentos e ele mesmo realiza o monitoramento.

O preço certamente é um atrativo nesse caso, no entanto, há algumas desvantagens que você pode explorar para criar novos argumentos de venda:

– falta de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos;

– falha de geração das imagens;

– configurações complexas entre DVRs e câmeras;

– tempo e espaço para gravar e armazenar as mídias com as imagens salvas.

A contratação do serviço livra o cliente final de diversas atividades que não são o foco diário dele. Isso diminui a sobrecarga de tarefas para ele, o que pode influenciar bastante em sua decisão de compra.

Essa nova forma comercializar o serviço de monitoramento por imagem gerará uma receita recorrente para a sua empresa. Além de suprir as necessidades do cliente, aproveite o momento para elaborar estratégias de marketing com apelos específicos para públicos diferentes.

Segmente os nichos que deseja entrar e personalize os materiais de divulgação para cada tipo de perfil de cliente.

O serviço de monitoramento de imagem permite pacotes diferenciados que podem incluir:

Ronda virtual: você visualiza o mosaico do cliente na tela do VMS e confere ao vivo o perímetro monitorado a distância. Dessa forma, o cliente final pode dispensar a ronda física no local.

Chegada assistida: tenha acesso às imagens próximas ao local monitorado e acompanhe o cliente final até a chegada ao destino. Este serviço pode ser direcionado para moradores de condomínios de alto padrão ou para transporte de valores, por exemplo.

Gravação e armazenamento das imagens: grave, classifique e armazene as imagens capturadas em mídias de memória.

Na hora de contratar um sistema VMS, além de saber se ele é integrado ao seu sistema de alarme, confira se ele grava as imagens antes e depois de um disparo de alarme, isso permite um tratamento mais eficaz da ocorrência.

A integração entre VMS e aplicativo para o cliente final é um diferencial na hora de vender serviços de imagem, porque a facilidade de visualizar as imagens das câmeras pelo celular conquista rapidamente o consumidor. Observe se o aplicativo pode ser personalizado, já que ter a sua marca associada aos benefícios que ele promove é uma excelente estratégia de comercialização.

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