top of page
  • Foto do escritorSegware

Como se destacar profissionalmente no mercado de segurança e monitoramento

Atualizado: 17 de set. de 2020

O mercado de segurança e monitoramento depende bastante do trabalho eficiente dos funcionários e da tecnologia que envolve o sistema de monitoramento. Mas, pouca gente sabe que por trás de um equipamento de qualidade e funcionários competentes está uma pessoa capaz de gerenciar as situações e garantir que tudo funcione nos conformes.


Destacar-se profissionalmente depende dessa combinação entre desenvolvimento pessoal e conhecimento de mercado. Por isso, destacamos aqui as principais ações que é preciso tomar para ter sucesso no seu negócio no mercado de segurança.


Assuma a mentalidade empreendedora


O empreendedor não é apenas aquele que tem um negócio, mas aquele que está sempre buscando crescer e se aprimorar. O empreendedor é a pessoa capaz de encontrar soluções para os problemas. É aquele que investe em novas ideias para atender melhor aos clientes, melhorar o negócio ou a si mesmo. No mercado de monitoramento, isso envolve sempre pensar no aumento de lucratividade, melhoria de eficiência operacional, e atendimento ao cliente diferenciado.


Todos temos o potencial de ser um empreendedor dentro desses termos. O primeiro passo é assumir o compromisso de estar em busca da melhoria constante. Essa mentalidade levará ao próximo passo, que é desenvolver as habilidades necessárias para conquistar as melhores soluções para a empresa.

.

Desenvolva suas habilidades pessoais


Para garantir o crescimento e o bom funcionamento do negócio, há uma série de habilidades que são importantes, como ser um bom líder e gerenciar pessoas; saber comunicar e vender bem as suas propostas; otimizar os processos; ser produtivo; gerenciar conflitos e superar obstáculos.


Algumas pessoas têm mais facilidade em algumas dessas habilidades do que em outras. Nesse caso, cabe analisar quais são os seus pontos a evoluir e definir um plano de melhoria. Pode ser fazer um curso de formação ou encontrar uma mentoria. O fundamental é saber que se aquela habilidade não for trabalhada, ela terá impactos negativos no trabalho.


Esteja atento às tendências do mercado


Para se destacar dos concorrentes, a principal ação é conhecer as tendências de mercado e antecipar-se a elas. Hoje, os consumidores têm múltiplas opções de escolha em qualquer área da vida – inclusive na área de segurança e monitoramento. O que vai fazer uma empresa brilhar aos olhos do cliente é o que ela tem de novo e de diferente que as outras não oferecem. Esteja sempre atento ao que faz a sua central de monitoramento ser moderna e capaz de atender ao maior número de clientes possível.


Para isso, é preciso estar bem informado e acompanhar as novidades da sua área de atuação. Existem diversas tendências que estão dando bom resultados em outros países e que ainda estão começando a chegar aqui. Aquele que é perspicaz o bastante para reconhecer essas tendências e colocá-las em prática, sairá na frente.


As tendências valem tanto para o serviço oferecido aos clientes quanto para a gestão do seu negócio. É sempre importante ressaltar que quanto melhor a gestão das pessoas e dos processos, melhor será o serviço entregue para o cliente.


Conheça as novas tecnologias disponíveis


Na área de segurança e monitoramento, muitas das tendências de mercado envolvem novas tecnologias. De fato, a melhoria nos sistemas de segurança ocorre porque há melhores equipamentos no mercado. Isso inclui câmeras de monitoramento, comunicação via internet e sistemas mais inteligentes, que distinguem os perigos reais dos alarmes falsos.


Qualquer pessoa que esteja preocupada com a segurança do seu patrimônio vai querer a melhor opção disponível no mercado. E certamente isso envolve oferecer as melhores tecnologias.


Como comentamos anteriormente, a tecnologia também traz novidades para o gerenciamento do serviço de segurança. Serviços de Business Intelligence, por exemplo, são muito esclarecedores em determinar quais atividades são mais custosas, ou quais funcionários são menos produtivos.


Com base em dados como esses, é possível tomar decisões mais assertivas sobre o andamento da empresa. O resultado disso é otimizar o trabalho do dia a dia e ter menores despesas.


Recentemente, a Segware compartilhou um conteúdo sobre as principais apostas tecnológicas para 2019 para o mercado de segurança. O começo de ano é sempre um bom momento para avaliar quais os serviços e tecnologias que a sua empresa de segurança está oferecendo para os clientes.


Entenda seu propósito e siga em frente


Para finalizar, essas recomendações pouco serão úteis se o gestor não souber porque ele está trabalhando. Empreendedores encontram desafios todos os dias em seus negócios. O que os faz superar as adversidades é ter um propósito maior, uma fonte de motivação com a qual se inspirar.


O propósito é a razão para seguir trabalhando naquela atividade. Muitas vezes, está relacionado ao valor que aquilo gera para as outras pessoas. No mercado de segurança, esse valor é muito claro: oferecer tranquilidade às pessoas ao garantir a segurança e a sensação de segurança dos seus patrimônios e do ambiente em que vivem.


Mas essa razão motivadora também pode vir dos objetivos pessoais. Talvez o propósito seja ter uma empresa próspera; orgulhar-se de um empreendimento de sucesso; atingir a independência financeira; garantir a segurança financeira da família. Independentemente do propósito escolhido, é nessa razão que se encontram as forças para continuar se aprimorando e sendo melhor um dia após o outro.


Conclusão


Destacar-se profissionalmente no mercado de segurança e monitoramento exige habilidades pessoais e conhecimento de mercado. É preciso estar em constante melhoria, buscar ser um líder inspirador, gerenciar com eficiência e estar atento às tendências. Sabe-se que no ramo da segurança, a tecnologia é muito importante – ela serve tanto para atender aos clientes quanto para otimizar as atividades dentro da empresa. Tendo isso em mente, o último passo para se destacar é entender a razão por trás do trabalho e da busca pelo aprimoramento.


O Segware Sigma é um grande diferencial competitivo para os nossos clientes, pois alia o que há de mais moderno no mercado de segurança com as melhores práticas de gestão de uma central de monitoramento. Confira o que nossos clientes têm a dizer sobre o Sigma.

83 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page