top of page
  • Foto do escritorSegware

Liderança para gestores de segurança

Atualizado: 17 de set. de 2020

A gestão de segurança se tornou um processo muito importante para as organizações. Seu principal papel é cuidar dos ativos de uma empresa, como o patrimônio físico e os recursos humanos. Qualquer incidente que venha a prejudicar algum desses recursos pode trazer danos sérios à organização, inclusive a ponto de paralisar as atividades.

Por esse motivo, o gestor de segurança tem uma função estratégica e relevante na organização. Ele deve ser capaz de gerenciar todos os aspectos da segurança e ainda motivar a sua equipe a exercer um bom trabalho. Em outras palavras, ele precisa ser um bom líder.


Ocorre que muitos profissionais, quando são promovidos à função de gestor, têm dificuldade em compreender essa postura de liderança. Ressaltamos que o principal papel do líder é fornecer à equipe a motivação necessária para exercer bem o seu trabalho. E um dos principais aspectos dessa motivação é cada um entender o seu valor dentro da equipe.


Portanto, o gestor deve saber comunicar a importância do seu trabalho e dos demais da equipe. Preferencialmente através do exemplo. Para isso, vamos rever qual é essa importância e quais as competências de um gestor líder, que sabe garantir o funcionamento geral do time.


A importância do gestor de segurança


Enquanto líder da segurança de uma organização, o gestor deve estar ciente da sua relevância para a atividade da empresa. Antigamente, a segurança era vista apenas como uma atividade operacional. No entanto, hoje ela já é considerada uma função estratégica dentro da empresa. Isso significa que ela deve ser pensada de acordo com os objetivos da empresa, de modo a trazer os melhores resultados com a maior eficiência.


O gestor de segurança é responsável por planejar, operar e controlar tudo que envolve os recursos da empresa. Isso pode incluir cargas e mercadorias, maquinário e pessoas. Para isso, ele identifica os riscos aos quais a empresa está exposta, planeja e implementa planos e políticas de segurança e adota medidas preventivas frente aos riscos.


Sem medidas de prevenção ou medidas corretivas para remediar eventuais incidentes, as perdas para a organização podem ser irreversíveis.


Esse valor é muito importante de ser repassado à equipe de segurança. O gestor não trabalha sozinho. Naturalmente, ele tem uma equipe que auxilia na implementação dos planos e operações de segurança. Portanto, sem um time de segurança, nada do que foi planejado pode ser executado.


Enquanto líder, é importante que o gestor mostre essa relevância de cada um da equipe dentro do objetivo final da segurança para a organização.


O líder é um exemplo de competência


Compreendida a importância de ressaltar o valor de cada membro da equipe de segurança, o gestor deve saber que ele é um exemplo para os demais. Sendo assim, precisa exercer o seu trabalho com excelência. Afinal, ele será inspiração e fonte de aprendizado para os demais.


Separamos abaixo três competências essenciais para o líder na gestão de segurança.


Ter visão sistêmica e estratégica


Para exercer bem o seu trabalho, o gestor de segurança deve entender todos os aspectos que envolvem a segurança e o patrimônio da organização em questão. É preciso saber quais os ativos que precisam ser protegidos e quais os riscos aos quais a empresa está exposta.


Entender esses aspectos envolve conhecer a conjuntura interna da empresa e o contexto social e espacial em que a empresa está inserida. É a visão macro da organização que fará com que se pense uma estratégia de segurança coerente e que cubra todos os aspectos críticos.


Além disso, o gestor deve estar ciente das melhores técnicas e estratégias do seu ramo. Ele precisa dominar e saber bem como fazer uma análise de risco, além de entender como implementar um plano de segurança e quais são as normas e procedimentos que precisa cumprir. Esse conhecimento é fundamental para colocar a estratégia em ação


Estar atualizado às mudanças do mercado


À medida que as novas tecnologias de segurança surgem, aparecem também formas aprimoradas de driblar os mecanismos de proteção. Por isso, é importante que o gestor esteja sempre um passo à frente e saiba o que há de mais inovador no mercado.


Como é o responsável por toda a estratégia de segurança, ele saberá como incluir essas novas tecnologias nos planos atuais e quais podem ser mais relevantes para a organização adotar no momento presente.


Caso ele receba alguma sugestão de implementação ou aprimoramento vinda de um funcionário ou outra pessoa da empresa, saber sobre o mercado também o dará respaldo suficiente para avaliar essas recomendações e tomar uma decisão.


Dar atenção especial aos membros da equipe


Como líder de uma equipe de segurança, o gestor precisa ter atenção especial a essas pessoas. Isso significa ensinar o que eles não sabem, acompanhar a evolução e, principalmente, motivá-los. Falhas e conflitos podem surgir. Por isso, o gestor também precisa treinar o seu equilíbrio emocional e sua capacidade de lidar com interesses distintos.


Conclusão


O gestor de segurança tem o importante papel de assegurar o bem-estar do patrimônio e das pessoas de uma organização. Por isso, ele precisa ser capaz de criar uma estratégia de segurança que traga resultados positivos e seja condizente com os objetivos da empresa. Além das competências administrativas desta função, como ter uma visão sistêmica e conhecer as melhores técnicas e tecnologias do ramo, o gestor de segurança precisa liderar. O princípio da liderança é ser um exemplo de competência e motivação. Dessa forma, o gestor é um líder quando ressalta a relevância do papel de cada um na equipe e está disposto a apoiá-los no seu processo de evolução.


Veja o vídeo que preparamos:



201 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page