top of page
  • Foto do escritorSegware

Seu cliente realmente precisa de um aplicativo para monitorar câmeras pelo celular?

Faça o teste, copie e cole no Google a seguinte expressão: aplicativo para monitorar câmeras pelo celular. Na data em que este post foi publicado a busca retornou aproximadamente 515.000 resultados.


Isso significa que existe uma procura intensa por esse tipo de aplicativo, pessoas interessadas em ter câmeras de segurança em suas empresas ou residências também estão interessadas em acessar as imagens através do celular.


Dentre os resultados no Google, estão diversos anúncios de fabricantes de câmeras de segurança e posts de blog ensinando qual melhor app baixar. Nesse momento, será que quem está pesquisando já sabe a diferença entre instalar sozinho um CFTV em casa, e utilizar o app da fabricante, e contratar uma empresa de monitoramento?


É muito provável que não. Cabe a empresa de monitoramento mostrar as vantagens do seu serviço.


O monitoramento de alarmes com câmera, no entanto, divide opiniões. Algumas empresas afirmam que ao instalar o CFTV no cliente, pouco tempo depois ele cancela a assinatura do serviço, fica com os equipamentos e passa a se monitorar sozinho através do aplicativo no celular.


Outras, já não conseguem vislumbrar um futuro sem essa união alarme-imagem, porque ela reduz o custo da operação, permite que o negócio se torne escalável e ainda consegue atender o desejo de conectividade e transparência do cliente.


Se quem está pesquisando não encontra um app com a função de visualizar as câmeras no celular no serviço de monitoramento, a chance de fechar a venda é muito menor.


Levar em consideração o que o potencial cliente está buscando naquele momento aumenta as chances de fechamento da venda. Sobre esse assunto, aproveitamos a visita do CEO Guilherme Guazzelli, da empresa Radcom, e gravamos um vídeo em que ele conta mais sobre sua abordagem de venda e o papel de aplicativos e portais para a decisão de fechamento.


Empresas, e neste caso não importa o segmento, que conseguem se manter competitivas e estabelecidas no mercado já desenvolveram maneiras de atrair e fidelizar seus clientes. No entanto, mesmo as grandes, precisam realizar ajustes de tempos em tempos.


Um exemplo é o caso da Office Depot, que com alterações nas perguntas que seus vendedores faziam aos clientes que chegavam até a loja conseguiu mudar drasticamente a experiência de compra. Veja as alterações no discurso dos vendedores:


Antes a pergunta era assim … depois ficou assim


Oi, tudo bem?

O que você está procurando na Office Depot hoje?

Precisa de alguma ajuda?

Em que posso ajudá-lo hoje?

Não vai levar mais nada hoje?

E, além disso, o que mais você está procurando?

Está tudo bem?

E que outras coisas estão em sua listinha?

Obrigado(a)

Obrigado(a) por comprar na Office Deport hoje.


Para a empresa de monitoramento vale a mesma atitude, aposte nas perguntas de resposta mais livre e entenda melhor o que o cliente está buscando.


Perguntar não ofende


Dê espaço para o cliente falar que problema ele está buscando resolver. Se ele quer um app para monitorar câmeras pelo celular, pergunte por que ele precisa, para monitorar um grande armazém, uma escola ou uma residência? Cada interesse envolve uma expectativa de atendimento diferente.


Se o cliente já está nessa etapa, procurando pelo app, ele já entendeu que precisa de câmeras de segurança, e fica agora ao encargo da empresa de monitoramento conciliar os interesses do cliente com os serviços que ela pode oferecer. Não deixe de perguntar:


– Abra a conversa com uma pergunta de resposta livre. O que você está buscando resolver com o monitoramento por câmeras?

– Depois, faça pelo menos duas perguntas de esclarecimento. Como você planeja usar o monitoramento por câmeras? Como você espera que o app ajude você?


Nesse momento, você pode aproveitar as respostas e continuar com perguntas mais específicas, tais como: terá alguém responsável por visualizar as imagens? vai ser necessário guardar as imagens? Use seu conhecimento para explicar como vai funcionar o monitoramento nesse caso e que produtos estão atrelados ao serviço, o aplicativo para monitorar câmeras pelo celular, por exemplo.


– Explique a diferença entre as modalidades do serviço de monitoramento por imagem: gravação 24/7, por detecção de movimento, entre outros detalhes.

– Feche a venda sugerindo as próximas etapas do atendimento de acordo com a necessidade relatada pelo cliente. Ajustes na forma de perguntar conduzem o cliente final ao fechamento da venda.


Mas por que o cliente está buscando por um aplicativo para monitorar câmeras pelo celular?


Você também é consumidor, tem celular e provavelmente deve usar os apps para resolver boa parte das suas tarefas diárias. Pense nas vantagens do internet banking, só o fato de não precisar ir à agência sempre que precisa realizar uma transferência já muda a sua percepção sobre o seu banco.


Para alguém que já sabe que precisa de CFTV, monitorar as câmeras pelo celular é o passo seguinte, já que a pessoa já está habituada a resolver diversas situações pelos apps.


Veja como a Radcom busca atender essa demanda por conectividade no vídeo que gravamos com o CEO Guilherme Guazzelli.


E como fica o negócio da empresa de monitoramento?


Entre as softwares de monitoramento de alarmes disponíveis no mercado, alguns já oferecem aplicativos para a utilização do cliente final.


A grande vantagem de receber no pacote da solução esse tipo de app é que ele estará atrelado ao serviço de monitoramento que você presta ao seu cliente final. Muito diferente dos apps fornecidos pelas fabricantes das câmeras de segurança, que não estão associadas a sua empresa.


Como, então, o interesse por um aplicativo para monitorar câmeras pelo celular pode criar novos negócios? Esse assunto despertou seu interesse? Faça um benchmarking, compare suas estratégias com a de outra empresa de monitoramento assistindo ao vídeo que gravamos com a Radcom e continue desenvolvendo suas técnicas para ampliar suas oportunidades de negócio.


34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page