Por que soluções de segurança devem ter acesso a sistemas de CFTV

Um bom software para empresas de segurança é capaz de integrar diversos tipos de tecnologias para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Um bom software para empresas de segurança é capaz de integrar diversos tipos de tecnologias para oferecer um bom atendimento ao cliente. Como já mostramos aqui no blog, quanto mais abrangente for o sistema, melhor para sua empresa e para o seu cliente. Entre os serviços que costumam ser muito demandados e usados nas empresas do segmento, quem se destaca é o monitoramento de alarme integrado com imagens. Alguns gestores, no entanto, preferem trabalhar com estas soluções de forma separada: o sistema para monitoramento de alarme fica em uma estrutura e, em outro computador, está a solução para gerenciar as câmeras, muitas vezes, esta última, com acesso web. Quem faz isso desperdiça um grande potencial. Neste post, mostraremos por que soluções de segurança devem ter acesso a sistemas de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) e como eles juntos podem gerar melhores resultados.

O modelo ideal de sistema de segurança precisa estar, de alguma forma, integrando o sistema de alarmes junto com o de captura de imagens. O importante é que a ferramenta usada pela sua empresa seja capaz de ler e exibir os dados recebidos por meio do acesso ao equipamento do cliente, seja ele Câmera IP, DVR ou NVR. Além de visualização em tempo real, se faz importante realizar o armazenamento e posterior reprodução dos vídeos gerados. Pense que, com essa solução, sua empresa pode prestar um serviço extra de registro de imagens. Pelo o que observamos no mercado, um sistema ideal e completo é capaz de apresentar e gravar os vídeos da câmera, mediante disparo do alarme ou de forma contínua.

Muitas são as vantagens por se trabalhar com monitoramento de imagens integrado com alarmes, como:

  • Redução de custos com deslocamento de viaturas/táticos em disparos não confirmados: ter acesso às câmeras dos estabelecimento no momento do disparo, torna a identificação sobre o alarme recebido mais assertiva, como uma situação de intrusão ou não, tendo maior eficácia no tratamento das ocorrências;
  • Rondas Virtuais: sua solução de monitoramento deve permitir que sua equipe de possa trabalhar de forma ativa verificando os estabelecimentos monitorados a fim de identificar possíveis inconsistências nas instalações e equipamentos configurados (foco de câmera, funcionamento, etc);
  • Gravação remota: em uma situação adversa, o mais frustrante é ter que recorrer ao DVR para coletar imagens e saber que este DVR foi avariado ou furtado. Hoje em dia, muitos sistemas permitem gravações remotas (em sua empresa), mediante ao recebimento de evento de alarme, para que as imagens até o momento da avaria ou futuro do equipamento estejam sob a posse de sua empresa.

Todas essas possibilidades tecnológicas dão a impressão que o acesso a sistemas de CFTV é difícil ou oneroso. Acredite: não é. Os software para empresas de segurança presentes no mercado costumam ter fácil integração com circuitos fechados de imagem, com padrões de coleta de streaming e codecs pré-instalados. Com essas ferramentas mais modernas, basta ligar as câmeras à ferramenta e o acesso estará pronto. Tudo é feito para que a integração se dê da forma mais natural possível, sem a necessidade de rearranjos.

Com os sistemas integrados e o acesso a sistemas de CFTV garantido, sua empresa ganha um reforço na estrutura de segurança que pode ser oferecida aos clientes. Seus colaboradores terão acesso a dados de várias fontes, desde os alarmes até as câmeras, reduzindo os riscos de intrusão. Se os funcionários dominarem a ferramenta, receberem a devida capacitação e souberem aproveitar todo o potencial da nova solução, os registros de ocorrências, perdas e sinistros tendem a se reduzir drasticamente, junto com a quantidade de deslocamentos de suas patrulhas, um dos processos mais caros para empresas de monitoramento que utilizam pronta-resposta.

E na sua empresa de segurança, sua solução tem acesso a sistemas de CFTV? Esse recurso traz vantagens? Deixe seu relato nos comentários.