Quatro principais vantagens em se adotar uma solução de monitoramento de alarmes em nuvem

Inovações desenvolvidas recentemente podem influenciar diretamente nas soluções de monitoramento e gestão disponíveis no mercado.

O mercado de segurança costuma ser muito receptivo com as novas tecnologias, podemos ver como exemplo o rápido crescimento dos módulos GPRS e Ethernet, assim como a chegada e evolução dos módulos via Rádio. Por outro lado, temos também a chegada das câmeras IP’s e a evolução dos DVR’s para HD. Inovações desenvolvidas recentemente costumam influenciar diretamente nas soluções de monitoramento e gestão disponíveis no mercado.

Em uma outra frente, já pode ser encontrado no mercado soluções (softwares) para monitoramento de alarmes voltadas para nuvem, com metodologia SaaS (Software as a Service). Esses sistemas de segurança pela internet, contam com uma série de vantagens em relação às demais aplicações. Por isso, neste post, vamos apresentar o que é e como funciona uma solução de monitoramento SaaS em segurança.

Entre as vantagens dos sistemas de segurança pela internet, destacamos três:

1. Dispensa infraestrutura pesada: não é preciso contar com datacenters poderosos para usar uma solução em nuvem. Caso você tenha algum tempo de mercado, já pode ter vivenciado a época onde as empresas tinham seu próprio servidor de e-mail e a facilidade que hoje temos com os serviços da Google, com o GMail e Microsoft, com o Office 365 e Outlook. Contratando uma solução em nuvem, todo o processamento gasto com servidor está na empresa contratada. Basta você contar com equipamentos conectados à internet e a central está sob controle. Lembrando que ter uma conexão 24hrs com internet, hoje, é muito simples, visto que temos roteadores com entrada a chip/modem 3/4G!

2. Acesso em todos os lugares: com uma central disponível online, você não precisa ir até a base de operações para visualizar ou controlar a estrutura de segurança. Algumas soluções disponíveis no mercado permitem, inclusive, criar dois perfis de acesso: um para o usuário leigo, que deseja apenas ver a situação no local, e outro para o profissional, que pode ativar alarmes e movimentar câmeras;

3. Sistema flexível: você não precisa fazer um grande investimento inicial para apostar em sistemas de segurança pela internet. É possível começar com apenas algumas assinaturas – se o serviço se mostrar útil (e se o orçamento permitir), expanda o acesso para mais usuários, pessoas ou clientes. A elasticidade de um software em nuvem e na metodologia SaaS é muito boa para pequenas, médias e grandes empresas. Dessa forma, tanto para empresas que não têm condições de fazer um aporte muito alto no começo ou que queira reduzir custos com equipamentos/servidores robustos podem estar aderindo uma solução em nuvem;

4. Atualizações e Manutenções: chega de perder tempo com manutenções e atualizações do seu sistema desktop. Soluções em nuvem provém de atualização automática, sem comprometer sua operação. Assim você sempre obtém as novidades do mercado, sem precisar parar sua operação para aplicar atualizações ou patch com correções, sem citar janelas de manutenção e atualização do seu servidor, como o sistema operacional;

Se colocarmos em um papel, além de trazer comodidade, estes pontos também oferecem economia para a sua empresa. Pense em valores de energia, upgrade de servidor (memória, processador, disco, etc), manutenção de equipamentos, profissionais de TI ou terceirizados que estão gerando custos para sua empresa? E o valor que custa sua operação parada para uma atualização de sistema que leva de 10-20 minutos?

Os sistemas de segurança pela internet não são exclusividade do mercado externo. Os fornecedores brasileiros já contam com ótimas soluções em nuvem para todas as áreas. Consulte seu fornecedor e verifique se o mesmo disponibiliza soluções SaaS em nuvem e compare as vantagens!

Caso sua empresa já está utilizando ou experimento uma solução em nuvem, como foi a experiência de uso de uma solução de SaaS em segurança? Deixe seu relato nos comentários.