5 passos para adaptar o seu negócio à era da informação
Blog

5 passos para adaptar o seu negócio à era da informação

3 de agosto de 2017

Para desenvolver competitividade no mercado e fortalecer as bases do negócio de monitoramento eletrônico é preciso reconhecer a importância da gestão da informação dentro da empresa.

Basta olhar em volta para perceber como os outros segmentos de mercado criaram estratégias para lidar com a gestão da informação.

Bancos são um bom exemplo. Grandes grupos foram pioneiros no desenvolvimento de aplicativos, os chamados internet banking.

Hoje, você vai até a agência através de dispositivos móveis, smartphones e tablets, e se livra do problema das idas frequentes até a agência física, filas enormes e atendimento demorado.

Essa maneira de gerir a informação, e também uma inovação no ponto de vista do negócio financeiro, conseguiu conquistar uma nova parcela de consumidores, o público mais jovem, principalmente pela conectividade que oferece.

Como resultado das mudanças de comportamento do consumidor, hoje em dia, há bancos totalmente digitais, como é o caso do Nubank, em que todas as transações são feitas online. O modelo de negócios de bancos digitais alia a fórmula do autoatendimento com o meio de comunicação mais usado atualmente, a internet.

A era da informação, portanto, colocou funcionários e clientes com a mesma possibilidade de acessar dados e realizar tarefas importantes de qualquer lugar, através de aplicativos, utilizando qualquer dispositivo móvel, como smartphones ou tablets.

Diante dessa situação, veja em 5 passos como iniciar a adaptação do seu negócio às mudanças do mercado:


1. Escolher um responsável

Estabelecer um sistema de gestão da informação de toda empresa, com um profissional responsável por analisar e interpretar os dados, gerando resultados para a empresa. Ter um encarregado que gerencie adequadamente a informação de cada unidade de negócio poderá ajudar a empresa a criar controles de risco e categorizar a informação para reduzir o tempo de busca.


2. Buscar os detalhes da operação

Realizar uma auditoria da informação da empresa para averiguar de onde provêm os custos e os gargalos. A conversão de documentos em formato digital permitirá às empresas ser mais acessível e oferecer a seus funcionários uma busca fácil. Isso não só economizará dinheiro, como também ajudará seus colaboradores a serem mais produtivos, já que podem redirecionar o tempo para pensar em novas ideias de negócio.


3. Na era da informação, liberar espaço é essencial

Eliminar o espaço de armazenamento desnecessário. O armazenamento físico e digital custa muito dinheiro para as empresas. Por isso, é necessário realizar com frequência revisões para eliminar informações que já não são mais úteis e poder liberar espaço, que passará a ser utilizado para armazenar informação que gere valor para o negócio.


4. Trabalhar com conteúdos digitais

Reduzir ao máximo a utilização de documentos impressos. Optar por trabalhar com ferramentas de edição online como o Google Docs ou o Office 360, e-mail, PDFs, vídeos, arquivos de áudio, imagens e publicações em redes sociais como Facebook e Instagram. Ordens de serviço, inclusive, podem ser enviados aos clientes de forma digital. Procure, portanto, por sistemas que agreguem inteligência empresarial


5. Tomar decisões assertivas

Aplicar análises de dados à informação da empresa para detectar tendências e fazer previsões. Com o grande volume de informação disponível para ser analisada, é importante fazer as perguntas corretas e centrar em áreas onde é possível economizar custos ou desenvolver novas fontes de receita. Entender o comportamento de compra do cliente, recorrer à pesquisas e à entrevistas para saber o que os clientes pensam da empresa e analisar os dados em suas redes sociais.


Quer entender mais sobre como se adaptar à era da informação trazendo mais conectividade para a sua operação de monitoramento? Então, confira o post Seu cliente realmente precisa de um aplicativo para monitorar câmeras pelo celular?

Newsletter

Inscreva-se

Próximo | Eventos
7 de agosto de 2017

Simpósio ABESE – Recife, PE

Saiba mais
Anterior | Blog
1 de agosto de 2017

Tem dashboard aí? Veja qual software de monitoramento escolher

Saiba mais

Boleto Online

Cliente Segware - Consulte, pague ou solicite a segunda via de seu boleto Segware através do serviço Santander - Resolva Online.

Resolva On-Line

Trabalhe Conosco

A Segware é a empresa líder no desenvolvimento de software para o setor de monitoramento eletrônico de alarmes. Venha trabalhar com a gente!

Consulte vagas