7 passos para melhorar o relacionamento com o cliente
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7 passos para melhorar o relacionamento com o cliente

14 de setembro de 2017

Especialistas na área de vendas afirmam que a base para manter os clientes está no bom relacionamento. Quais são as estratégias que a sua empresa adota para aprimorá-lo?

Se você precisa mudar a maneira como se relaciona com os seus clientes, compare seu planejamento com as etapas que listamos a seguir:


Registre todos os contatos

Crie o hábito de registrar todo contato com o cliente, e isso quer dizer desde o primeiro contato. Existem diversos softwares para auxiliá-lo neste objetivo, os chamados CRMs. No entanto, toda mudança de cultura implica primeiro no desenvolvimento do novo hábito. Depois, sim, você parte em busca da melhor ferramenta.


Esteja disponível

Sua empresa tem um horário de funcionamento e você não precisa ter receio de informar o cliente quando ele pode ser atendido. Estar disponível vai além disso, é direcionar a atenção necessária para ouvi-lo em cada contato. Seja rápido ao propor uma solução, mas escute primeiro. Não há nada mais deselegante do que ser atropelado quando estamos tentando explicar uma situação para alguém.

Processos internos são importantes, mas eles não devem impedir o atendimento adequado. Frustrações constantes com chamadas em espera ou transferência de ligação de setor indicam e baixa resolubilidade tendem a aumentar sua taxa de churn.


Venda expertise

Exatamente por isso, seus vendedores precisam ser especialistas em monitoramento eletrônico. Compreender o contexto e o problema do cliente para sugerir uma solução aderente e condizente com o orçamento dele. Se o cliente percebe que está sendo atendido por alguém despreparado poderá questionar a qualidade do serviço de maneira geral.

Para evitar esse cenário, capacite seus vendedores para compreender o perfil do cliente e realizar uma boa venda.


Inove

Monitoramento só por alarmes já não é um diferencial de mercado há alguns anos. Ofereça o monitoramento por câmeras de segurança, mostre que é possível visualizar as imagens pelo celular, por exemplo. Pense, inclusive, em novas possibilidades com o monitoramento.


Seja honesto

A base da fidelização é a confiança. Se você entrega o que combinou, entra em contato rapidamente quando o alarme dispara, chega no local no tempo correto para verificar uma ocorrência, seu cliente vai confiar no seu serviço. Do contrário, ele poderá imitar a má postura realizando “testes” frequentes e acabará gerando prejuízo com disparos e deslocamentos desnecessários.


Deixe livre

O cliente pode ir e vir a qualquer momento. Prendê-lo com cláusulas de contrato abusivas ou dificultar o cancelamento só prejudica a sua imagem. Aposte no seu bom relacionamento e ele verá valor em continuar na sua empresa.


Surpreenda

Esteja atento ao comportamento dos consumidores e preveja que outras facilidades podem ser incorporadas no dia a dia do cliente. Analistas do mercado de segurança eletrônica já prevêem o futuro da segurança ligado à automação residencial. Por isso, oferecer serviços com projetos iniciais em automação de ambientes, por exemplo, podem contribuir para o efeito “Uau!”.

Quer saber mais sobre segurança e automação? Gravamos um vídeo falando mais sobre este assunto e sugerindo como começar a ter as primeiras experiências com ambientes monitorados e automatizados.

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