O que é mais vantajoso: a aquisição de um novo servidor ou a migração para o sistema na nuvem?
Blog

O que é mais vantajoso: a aquisição de um novo servidor ou a migração para o sistema na nuvem?

17 de maio de 2017

Entender o que é mais vantajoso: a aquisição de um novo servidor ou a migração para o sistema na nuvem, é uma etapa importante que antecede a tomada de decisões estratégicas, especialmente para preservar a saúde financeira da empresa de monitoramento e consolidar seu posicionamento no mercado competitivo. A escolha de um software na nuvem ou desktop depende do perfil e do momento da empresa. Embora sistemas na nuvem sejam uma tendência em tecnologia, há determinados contextos em que um software desktop traz benefícios imediatos.

Investir em novas máquinas ou trocar todos os cabos por um sistema na nuvem?

Esta decisão vai além dos limites da TI da empresa de monitoramento, porque impacta diretamente na maneira como o serviço de monitoramento foi estruturado.

Nosso consultor comercial, Luciano, entende que a decisão de trocar os servidores ou migrar para nuvem depende do perfil e do momento da empresa. Para as micro e pequenas empresas de monitoramento, que ainda estão se adaptando ao mercado e ao perfil do cliente final da sua região de atuação, é mais interessante contratar uma solução na nuvem.

Luciano, consultor de vendas.

“A nuvem pode oferecer para a empresa de monitoramento a flexibilidade que ela precisa para crescer de forma ágil e escalável.” – Luciano, consultor de vendas na Segware.

Para empresas de médio e grande porte, a estratégia pode ser diferente, justamente para aproveitar melhor a infraestrutura disponível e o quadro de profissionais.


O que muda na operação de monitoramento?

Para a operação de monitoramento, existem diferenças na disposição dos elementos na interface, na forma de acesso e na performance do sistema.

Por serem pensados mais recentemente, sistemas na nuvem apresentam uma interface mais parecida com o tipo de navegação na web, o que facilita a aprendizagem. Pelo mesmo motivo, a performance também passa por atualização de acordo com as novas tecnologias, o que deixa o sistema mais rápido entre uma operação e outra. O acesso, através da internet, é via usuário e senha de qualquer navegador, basta ter um computador online.

Sistemas desktop, por outro lado, possuem mais tempo de desenvolvimento e correção, o que garante bons resultados em desempenho e uma interface já consolidada. Podem ser acessados fora da rede local por VPN (virtual private network), uma espécie de atalho de entrada para quem está na Internet acessar a rede local. Para isso, são exigidos como segurança dados de usuário e da rede. A vantagem, neste caso, é que se a sua internet for cortada por algum motivo, você continua tendo acesso ao sistema.

Com relação a segurança e confiabilidade dos dados, as duas versões conseguem trabalhar com altos níveis de proteção, seja através de dados criptografados e certificado https, para versão na nuvem, ou firewall e configurações de acesso para rede local, para versão desktop. No caso do software na nuvem, inclusive, a segurança é feita por especialistas de grandes empresas provedoras do serviço, como a Amazon, o que pode ser essencial em situações excepcionais, como ciberataques e outros vírus mais poderosos.


Qual é o impacto no serviço de monitoramento?

Cada versão possui seus requisitos técnicos, isso significa que chegam a um resultado parecido através de caminhos diferentes, um rodando em uma rede local e outro rodando na nuvem. A estabilidade e a disponibilidade do software pode alterar o modo como o modelo do serviço de monitoramento foi elaborado.

estabilidade: o software se comporta com regularidade, do jeito como foi programado, não apresenta lentidão, travamentos ou quedas; e

disponibilidade: está sempre acessível de qualquer lugar, a qualquer momento.

Softwares na nuvem apresentam essas duas características com baixo custo. Para garantir, no entanto, as mesmas características para o software local, é preciso investir em equipamentos de alta performance, manutenção e técnicos especializados.

Essas características, portanto, vão influenciar no cálculo do valor da mensalidade do serviço de monitoramento para o cliente final. Em cenários mais competitivos, escolher um software na nuvem pode fazer a diferença na hora de atrair clientes. Para empresas que monitoram clientes finais com um número muito grande de contas, o investimento na infraestrutura será rateado, o que torna o serviço viável.

Tem diferença de custos para a empresa?

Tem. Inicialmente, comprar uma máquina para servidor a um preço razoável é um bom negócio, mas não é só com base no valor do equipamento que você vai conseguir tomar essa decisão.

O cálculo de quanto custa manter uma aplicação desktop dependerá principalmente do número de funcionários para dar suporte e manutenção à infraestrutura de TI, do custo dos demais equipamentos e reposição de peças e também do custo de cada cliente para a sua empresa. Isso porque, para aproveitar a sua infraestrutura, você vai precisar expandir sua área de cobertura e conquistar mais clientes, ou seja, tornar o seu negócio escalável. Se o número de clientes aumentar e você continuar com a mesma equipe e mesma infraestrutura, é sinal de que a rentabilidade da sua empresa está maior, mas se o número de clientes diminuir, os custos podem pesar no orçamento.

Logo, investir na aquisição de novos servidores é uma opção se você já tem claro o posicionamento da sua empresa no setor, um número grande de clientes fidelizados e estabilidade financeira. Nos próximos anos, no entanto, a tendência será diferente.

Se este não é seu cenário atual, ao contratar um software de monitoramento na nuvem você terá uma margem flexível para negociar valores e acompanhar as oscilações do mercado.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou possui alguma sugestão? Compartilhe conosco abaixo pelos comentários.

Próximo | Blog
19 de maio de 2017

4 dicas de como monitorar eventos de clientes geograficamente distribuídos em uma Central de Monitoramento centralizada

Saiba mais
Anterior | Eventos
16 de maio de 2017

EXPOSEC 2017

Saiba mais

Boleto Online

Cliente Segware - Consulte, pague ou solicite a segunda via de seu boleto Segware através do serviço Santander - Resolva Online.

Resolva On-Line

Trabalhe Conosco

A Segware é a empresa líder no desenvolvimento de software para o setor de monitoramento eletrônico de alarmes. Venha trabalhar com a gente!

Consulte vagas