Descubra como o design dos aplicativos contribui para fidelizar clientes
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Descubra como o design dos aplicativos contribui para fidelizar clientes

12 de maio de 2017

O design dos aplicativos contribui para fidelização de clientes, porque a experiência do usuário é influenciada pela comunicação visual, cores, formatos e disposições de elementos na interface do aplicativo. Além disso, o tempo de exposição do design da marca durante o uso frequente do aplicativo fortalece o vínculo emocional do usuário com a empresa. Conceitos e metodologias do Design também servem como base para o desenvolvimento das funcionalidades e da forma de interação com o aplicativo. Assim, design também é utilidade: quando o aplicativo consegue passar uma sensação de conforto é naturalmente incorporado na rotina do usuário final. Ao se tornar útil para a vida do usuário final, as oportunidades de fidelização crescem exponencialmente.

A associação de marketing móvel MMA, Millward Brown Brasil e NetQuest divulgaram no ano passado os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento do brasileiro em relação ao uso de celulares. Foi identificado que em média as pessoas passam 3h14min por dia mexendo no aparelho. Se considerar apenas os jovens nascidos após os anos 2000, a média sobe para 4h por dia em conexão com a internet via smartphones.

Um estilo de vida cada vez mais conectado através de dispositivos móveis aumenta o número de tarefas realizadas online e altera o perfil de consumo. Os usuários finais utilizam a internet para consultar não apenas preços, mas a opinião sobre produtos e serviços, e este comportamento pede das empresas a criação de uma estratégia de proximidade. Parte das empresas de serviço já percebeu a importância de adotar este canal de comunicação como tática de fidelização. Dispor de aplicativos personalizados para o atendimento dos clientes estreita o relacionamento, tornando visível o valor agregado do serviço contratado.

O uso de aplicativos segue uma tendência de crescimento nos últimos anos. A pesquisa anterior também revelou que os brasileiros usam em média oito apps por semana, dois a mais do que usavam em 2015. A maioria (83%) afirmou fazer download de novos programas, e 34% contam com até dez apps em seus aparelhos.

Nesse sentido, o desenvolvimento de aplicativos passou a ser uma tarefa multidisciplinar, com o objetivo centrado na experiência de uso do usuário final. O Design atua, portanto, como a área do conhecimento que conecta todos os outros expertises técnicos necessários para criação do aplicativo.

Geraldo Protta - Designer da Segware
Geraldo Protta – Designer da Segware.

A experiência do usuário é afetada pelo design: cores, formatos e disposições de elementos na interface do aplicativo

Assim como as próprias funcionalidades propostas para uma aplicação mobile, um dos principais fatores para uma boa experiência do usuário é a usabilidade e as referências visuais utilizadas na construção de sua interface.

Dessa maneira, o posicionamento de elementos de modo a facilitar o acesso à informações ou o acionamento de funções, torna seu uso facilitado, intuitivo e prático.

Já o uso de cores, além da função de informar e até mesmo conduzir a navegação, pode ser utilizada para categorizar a hierarquia de informações, destacar alertas importantes e até mesmo de traduzir ao usuário o sentimento ideal ao utilizar determinada aplicação, como deixá-lo alerta ou mesmo de acalmá-lo.

Todos esses fatores em conjunto devem ser analisados de modo a construir um ambiente que proporcione tanto a eficiência da operação, quanto uma experiência agradável e produtiva.


A exposição do design da marca incentiva a fidelização

A repetição na exibição de uma marca facilita a memorização, mas isso não resulta necessariamente em fidelização eficiente para a marca. A superexposição pode ser substituída por uma exposição estrategicamente direcionada.

Associar uma marca aos momentos de sucesso de seus serviços pode trazer mais confiança e empatia, com isso gerando maior fidelização. Como em uma aplicação mobile da própria empresa, em que sua marca estaria associada aos momentos onde o usuário tem o controle em suas mãos ou o acesso rápido à informações. O que torna esses momentos ideias para associar o sucesso da experiência com a marca da empresa que a proporciona, ao invés de deixar a marca evidente apenas nos momentos de ocorrências críticas. Com estratégia e um bom posicionamento da marca, a fidelização é incentivada por consequência.


Design também é função e utilidade para conforto do usuário

Diversos fatores devem ser analisados ao se desenvolver soluções mobile, não apenas a tecnologia empregada ou propriamente as funções a serem desenvolvidas, mas também os momentos em que a aplicação será utilizada. Momentos de lazer com tempo para informações variadas, ou de trabalho que exija atenção e concentração, ou mesmo em momentos de emergência, onde poucos segundos para localizar um botão podem fazer toda a diferença. Fatores culturais, regionais e para acessibilidade devem ser considerados. As cores em regiões diferentes do mundo, transmitem informações diferentes, uma aplicação para um público com idade até 18 anos terá características distintas de outra aplicação voltada para pessoas acima de 60 ano. A faixa etária geralmente influencia a percepção visual e, em alguns casos, com a familiaridade com as novas tecnologias do meio digital. Basicamente, as funcionalidades devem ser desenvolvidas a partir das respostas para as perguntas “o que”, “por que” e “para quem”. O Design, como sequência de etapas para a resolução de um problema, portanto, consegue proporcionar uma experiência de uso adequada e vantajosa para o estilo de vida do usuário final.

Esse artigo despertou seu interesse? Continue lendo sobre por que um app pode fazer a diferença na forma como você comercializa seus serviços de monitoramento no post Seu cliente realmente precisa de um aplicativo para monitorar câmeras pelo celular?.

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