Como estimular a criatividade e inovar em tempos de crise?
Como estimular a criatividade e inovar em tempos de crise?
Blog

Como estimular a criatividade e inovar em tempos de crise?

31 de agosto de 2017

A palavra inovação é amplamente utilizada por empreendedores de todas as áreas, principalmente, por aqueles que estão buscando uma ruptura mais arrojada com modelos tradicionais de negócios.

Em muitos casos, inovar acaba se tornando sinônimo para investir. Na área de monitoramento eletrônico, a inovação pode ir além do próprio monitoramento. Contraditório? Não, se você pensar que a área de segurança privada é uma das que mais absorve alta tecnologia.

Adquirir câmeras de vigilância mais modernas não é uma garantia de chacoalhar o mercado e nem suficiente para se autoproclamar uma empresa inovadora. Afinal, por que o cliente precisa de uma empresa de monitoramento se o equipamento está à disposição dele no mercado, não é mesmo?

A resposta precisa estar na ponta da língua. E se não está, é o momento de revisar a cultura da empresa e iniciar um movimento interno de estímulo à criatividade.

Ser criativo e ser inovador não significam a mesma coisa, você pode ter uma ideal genial, mas não encontrar nenhum respaldo financeiro para executá-la. Se o capital investidor não está interessado na área que você deseja investir, ele simplesmente vai agradecer seu esforço e partir para quem esteja em sintonia com ele.

Para quem empreende no segmento de monitoramento eletrônico, inovar em tempos de crise passa a ser uma condição para manter a competitividade e a longevidade do negócio.

A virada começa quando gestores e equipes passam a repensar a maneira como o cliente final se relaciona com a empresa de monitoramento, de prestadora para mediadora, provedora de sensação de segurança e, sobretudo, bem-estar.

É a partir da mudança da imagem que a empresa tem de si mesma que um ambiente criativo começa a ser estimulado, e se bem gerido, vai além, impactando realmente o mercado. E impacto, sim, consegue resumir bem o conceito de inovação.

Mas como pensar em novos serviços? Boas ideias virão se você prestar atenção nestes detalhes (bem, enormes detalhes):


Criar encontros informais entre os membros das equipes

Estimule a hora do café como um momento para trocar referências e circular informação. Sair para almoçar em equipe ou chamar o pessoal para um happy hour também incentiva a comunicação descontraída. Ambientes costumam influenciar na maneira como as pessoas criam. Mudar de ares é uma ótima estratégia para pôr em perspectiva opiniões diferentes.


Ouvir (mas ouvir mesmo) os clientes para inovar em tempos de crise

Aproveite os momentos de contato com o cliente para entender mais sobre ele. Não se restrinja a pesquisa de satisfação. Para estimular a criatividade e fomentar a inovação, não esteja fixo a um roteiro, pergunte sobre projetos futuros, sobre pontos importantes para o cliente com relação ao serviço de segurança: o que é mais importante? Ter controle? Sentir-se seguro? Contribuir com o bem-estar? Facilitar a rotina através da tecnologia?


Melhorar a rede de contatos

Não encare outras empresas do segmento como inimigas, são suas concorrentes. Você pode aprender sempre ouvindo o que outros empreendedores têm a dizer sobre os desafios que enfrentam diariamente. Para inovar em tempos de crise, que tal um benchmarkingagora? Assista ao vídeo que gravamos com um de nossos clientes e teste esta possibilidade. Torne essa prática um hábito para sua gestão. Eventos de associações e feiras são ótimos espaços para iniciar um primeiro contato.

Esse assunto despertou o seu interesse? Acompanhe nossos próximos posts sobre inovação em segurança!

Newsletter

Inscreva-se

Próximo | Blog
5 de setembro de 2017

Como será o monitoramento eletrônico daqui a 20 anos?

Saiba mais
Anterior | Blog
29 de agosto de 2017

Qual é o melhor software de VMS disponível no mercado?

Saiba mais

Boleto Online

Cliente Segware - Consulte, pague ou solicite a segunda via de seu boleto Segware através do serviço Santander - Resolva Online.

Resolva On-Line

Trabalhe Conosco

A Segware é a empresa líder no desenvolvimento de software para o setor de monitoramento eletrônico de alarmes. Venha trabalhar com a gente!

Consulte vagas