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Checklist para montar uma central de monitoramento

Atualizado: 16 de ago. de 2020

O mercado de segurança está em expansão, motivado pela sensação de insegurança nas cidades e pelo barateamento das tecnologias. Por isso, muitos profissionais estão empreendendo nessa área e montando centrais de monitoramento. Se esse é o seu caso, saiba que ter sucesso nesse ramo depende essencialmente da qualidade do serviço e da produtividade da empresa. E esses aspectos devem ser pensados desde o início do negócio.


Para começar a empresa com o pé direito, é importante saber se você está oferecendo o melhor para os seus clientes. Por isso, elaboramos esse checklist para você confirmar se está no caminho certo, ou se há algum ponto importante que não foi contemplado.


1. Defina os serviços que a empresa vai oferecer


O mercado de segurança oferece diversas opções para clientes com diferentes perfis. É possível oferecer monitoramento de alarmes, de imagens, controle de acesso, entre outras opções. E, mesmo entre esses serviços, há diferenças.


Por isso, é preciso saber qual o tamanho e perfil de clientes que a empresa pretende atender. Essa especificação é necessária pois o tipo de serviço determina os equipamentos que deverão ser adquiridos.


2. Tenha os equipamentos necessários


Cada tipo de serviço requer uma infraestrutura diferente. Aqui, abordaremos as mais comuns que são o monitoramento de alarmes e o Circuito Fechado de TV.


Monitoramento de alarmes

Esse é o serviço mais simples, e que pode ser um diferencial para quem tem pressa para começar a atender os clientes pois é simples e prático de ser instalado. O sistema é composto por quatro itens principais: sensores, painel de controle, sirene e bateria. Um item diferencial é o botão de pânico que, quando utilizado, envia um sinal à central informando a situação de risco, assim como os sensores.


Existem diversos sensores que podem ser utilizados, como sensores de quebra de vidro, de fumaça, de impacto, sensores magnéticos, entre outros. Independentemente do tipo, é importante escolher equipamentos de qualidade para evitar um número alto de alarmes falsos, o que aumenta muito as despesas com a operação.


Monitoramento por imagem ou Circuito Fechado de Televisão (CFTV)

O CFTV é o equipamento que permite o videomonitoramento de ambientes. Ele é composto pelas câmeras que registram as áreas e uma conexão com a central de monitoramento. O CFTV pode ter um sistema analógico ou digital, e é aí que entram as diferenças de equipamento.


Sistema analógico

O sistema analógico utiliza câmeras analógicas interligadas por cabos. As imagens são transmitidas para a central de monitoramento. Mas, para a gravação dos registros é necessário um gravador, ou DVR (Digital Video Recorder).


Por depender de cabos para interligar o sistema, a tecnologia analógica é mais complexa. Mas, é também mais acessível


Sistema digital

No sistema digital, as imagens são transmitidas e gravadas de modo digital. Sendo assim, são utilizadas câmeras IP, HD ou Full HD cuja comunicação com a central de monitoramento acontece via Ethernet incorporada ou por rádio-frequência (wireless). Assim, não são necessários cabos, pois o sistema pode se conectar a uma rede existente. Mas, é necessário checar a largura da banda para garantir o funcionamento adequado do sistema.


No lugar do DVR, o sistema digital utiliza o NVR (Network Video Recorder) para monitorar as imagens e armazenar os registros. As imagens podem ser gravadas em um HD ou em uma nuvem.


As câmeras IP vêm sendo cada vez mais utilizadas por oferecerem uma resolução de imagem melhor e pela facilidade de instalação. Além disso, outras tecnologias e serviços podem ser acopladas ao sistema digital, como câmeras infravermelho, controle de acesso por reconhecimento facial, leitura de placas de automóveis e monitoramento de câmeras por aplicativos de celular.


3. Escolha um bom software de monitoramento


Independentemente do sistema utilizado, a central de monitoramento precisa ter um software que auxilie no gerenciamento dos eventos. É ele que vai permitir o acompanhamento dos sistemas de vários clientes e organizar o fluxo de ações quando a central recebe um alerta de ocorrência.


O software de monitoramento serve para tanto para atender o cliente com qualidade quanto para organizar os trabalhos dentro da empresa. Assim, escolher um software de qualidade é um passo importante para um negócio que visa à expansão e a excelência.


Atualmente, os softwares mais avançados permitem não apenas fazer o gerenciamento dos eventos, mas também ter um entendimento da produtividade da empresa. Esse conhecimento é essencial para tomar decisões que tragam mais lucros para o negócio.


4. Priorize profissionais e infraestrutura de qualidade


Certifique-se de que desde o começo da operação você trabalhe com profissionais qualificados, que sejam bons tanto na instalação e manutenção dos equipamentos, quanto no atendimento das ocorrências. A qualidade do serviço depende fundamentalmente de como o cliente é atendido.


Da mesma forma, um profissional trabalha melhor em um ambiente agradável, com os computadores e outros equipamentos necessários para o seu bom desempenho.


Pensar nesses dois aspectos desde o começo da empresa é fundamental para evitar perdas – de cliente e de investimentos – que a longo prazo podem ser irreversíveis.



Conclusão


Ao checar os itens necessários para a sua central de monitoramento, avalie quais as melhores opções para a sua empresa sem perder de vista as oportunidades de crescimento futuro. Invista em equipamentos e serviços que trarão bom retorno e que podem ser expandidos. Com planejamento e conhecimento, a probabilidade de sucesso é muito maior.


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