top of page
  • Foto do escritorSegware

O que é controle de acesso e para que serve?

Atualizado: 17 de set. de 2020

Seja em empreendimentos empresariais ou residenciais, os riscos à integridade e à segurança pessoal e patrimonial se tornaram ocorrências comuns em todo o Brasil. Os índices elevados de criminalidade reforçam a necessidade de investir cada vez mais em recursos de segurança melhores e mais completos.


Nesse sentido, uma das ferramentas mais indicadas para proteger o patrimônio são os sistemas de controle de acesso, uma solução segura e flexível que se adapta a diferentes necessidades. Neste post, veja o que é controle de acesso e para que serve, conheça os principais tipos e descubra quais são as vantagens que ele pode oferecer. Acompanhe!


O que é controle de acesso?


Controle de acesso diz respeito às tecnologias (hardware e software) que têm como principal função o gerenciamento do acesso a determinados ambientes, especialmente em locais onde exista um fluxo elevado de pessoas, materiais e veículos. É o caso, por exemplo, de empresas, condomínios, academias, instituições de ensino ou qualquer outro local em que o acesso seja restrito.


Nesse sentido, o principal objetivo dos sistemas de controle de acesso é impedir a entrada de pessoas não autorizadas, aumentando a segurança e garantindo a integridade de pessoas e bens.


Não à toa, o uso de sistema de controle de acesso tem se tornado cada vez mais comum. E isso se explica, em parte, por sua capacidade de aliar alta eficiência, modernidade e simplicidade em uma única solução integrada de segurança.


Tipos de controle de acesso mais utilizados


A sofisticação cada vez maior das tecnologias de controle de acesso nada mais é do que uma resposta e uma tentativa de antecipar-se à ousadia das ações de criminosos e o consequente aumento do número de ocorrências, em especial nas grandes cidades.


Nesse sentido, os avanços da tecnologia permitiram o desenvolvimento de recursos de segurança capazes de reforçar as restrições no acesso a ambientes, seja de moradores, colaboradores ou do público em geral. Para alcançar esse objetivo, atualmente existem muitas soluções para realizar o controle de acesso com eficiência e precisão. As principais são:


Senha

Trata-se de uma tecnologia de fácil operação, tornando o acesso por parte do usuário mais ágil. Geralmente, o controle por senha é utilizado em sistemas mais simples e que requerem níveis mais baixos de segurança.


Isso acontece porque a senha é impessoal e pode ser facilmente repassada a terceiros sem autorização. Por esse motivo, é uma solução mais utilizada para restringir o acesso a condomínios, bem como aos blocos e áreas comuns do empreendimento.


Cartão de acesso ou tag

Muito utilizado em ambientes corporativos, tanto para funcionários quanto para visitantes. Funciona como uma espécie de credencial do usuário, permitindo ao sistema identificá-lo e liberá-lo de acordo com as restrições estabelecidas pela própria empresa. A liberação é feita por meio da aproximação ou introdução do cartão ou da tag a um leitor.


Trata-se de um recurso especialmente útil para empresas que precisam restringir ou liberar o acesso de determinados colaboradores a determinadas áreas ou departamentos da empresa, limitando e organizando a circulação de pessoas e possíveis brechas na segurança do local.


Biometria

Um dos recursos mais seguros disponíveis no mercado, a biometria já vem sendo utilizada inclusive no controle de acesso a condomínios residenciais.


Todo o procedimento de liberação de acesso a determinados ambientes se dá por meio da autenticação da impressão digital, reconhecimento facial ou até mesmo leitura da íris de cada usuário, tornando a identificação altamente personalizada e intransferível, o que dispensa a necessidade de adoção de sistemas complementares.


Vantagens do controle de acesso


Acompanhar o fluxo de pessoas

Por meio do registro de entrada e saída, os sistemas de controle de acesso permitem ter total domínio sobre o fluxo de pessoas em determinada área. Assim, é possível verificar a identidade de quem entrou e saiu de cada local, o horário em que isso aconteceu, o tempo de permanência, a quantidade de pessoas em cada ambiente, entre outras informações que conferem mais veracidade ao processo.


Reduzir os custos operacionais

O controle de acesso permite ao usuário usufruir de soluções tecnológicas, que facilitam a operação e diminuem a dependência de recursos humanos. Isso ajuda a reduzir os custos com profissionais de segurança, uma vez que o sistema é capaz de automatizar e centralizar processos, sem a necessidade da presença constante de um operador.


Aumentar a segurança

Por fim, todos os outros itens anteriores combinados chegam ao objetivo principal dos controles de acesso: aumentar a segurança do local. Com a implantação desse tipo de solução, reduz-se as chances de que ocorra um acesso não autorizado à empresa ou ao condomínio, ajudando a proteger o patrimônio e as pessoas.


Todas as informações são cadastradas, registradas e armazenadas em um servidor. Assim, no caso de qualquer ocorrência, o sistema permite ter acesso a diferentes informações que colaboram para facilitar a identificação de possíveis brechas na segurança.


Outros benefícios que se destacam são:

  • Agilidade no acesso de moradores/funcionários;

  • Restrição do acesso a áreas de risco;

  • Criação de lista de acessos – utilizada especialmente no caso de eventos internos;

  • Possibilidade de localização dos colaboradores dentro da empresa;

  • Possibilidade de integração ao sistema de ponto eletrônicos dos funcionários.

Como identificar o controle de acesso ideal para cada cliente


Como vimos, existem diferentes soluções que podem ser adotadas para realizar o controle de acesso a empresas, residências e condomínios. Obviamente, cada uma delas possui custos, finalidades e níveis de segurança diferentes.


Para identificar o sistema mais adequado para cada cliente, é fundamental conhecer suas necessidades e avaliar o tipo e a quantidade de acessos que ele pretende controlar.


Condomínio residenciais, por exemplo, podem se beneficiar de soluções que, além de controlar o acesso de pessoas e veículos ao empreendimento, ofereçam também sistemas de monitoramento em áudio e vídeo, liberação para áreas comuns e restrição à entrada nos blocos.


No caso de empresas, pode ser necessária uma solução mais robusta, que abranja também o controle estratégico a áreas específicas, bem como servidores, galpões e ambientes com bens de alto valor.


Seja qual for o caso, para escolher o sistema mais adequado para cada cliente, é preciso considerar a quantidade de portas a serem controladas, os pontos de acesso que serão monitorados, o nível de segurança pretendido/necessário e quais métodos de identificação serão utilizados (cartões, tags, biometria, senha etc.).

Na hora de procurar um sistema de controle de acesso, certifique-se de investir em uma ferramenta que ofereça as melhores funcionalidades e possibilite todos os benefícios que citamos acima. Não se esqueça de que sua empresa precisa estar constantemente preocupada com a experiência do cliente final, para que possa alcançar os resultados esperados. 


E para você, quais são os principais motivos para investir num bom sistema de controle de acesso? Você já conhece todas as possibilidades que o Segware Sigma oferece? Então fale agora conosco e peça uma demonstração!

5.783 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page