top of page
  • Foto do escritorSegware

Por que investir em Segurança da Informação e quais as vantagens da tecnologia em nuvem

Atualizado: 17 de set. de 2020

Aqui no blog, já falamos sobre o conceito de Segurança da Informação e quais são suas diferenças em relação ao conceito de Segurança de Tecnologia da Informação (TI). E, uma vez que a segurança de dados é um aspecto cada vez mais importante para qualquer tipo de empresa, investir nesse tipo de proteção é primordial para qualquer negócio.

Certamente não existe dúvidas quanto à necessidade de investir em Segurança da Informação. O mesmo não se pode dizer quanto ao tipo de estrutura utilizada. Isso porque, embora a tecnologia em nuvem esteja cada dia mais presente – e comprove ser uma ótima opção – ainda há muita desconfiança em relação a esse tipo de serviço.


Por isso, neste post vamos explicar por que investir em Segurança da Informação e quais as vantagens de fazer isso contando com produtos na nuvem. Acompanhe!


Antes, um pouco sobre os Sistemas Locais


Chamamos de sistemas locais aqueles que não precisam de uma conexão web para rodar. Dessa maneira, todos os processos relacionados a eles, como armazenamento de informações, processamento de comandos e visualização de dados, são feitos diretamente na infraestrutura que está disponível localmente. Em geral, esses sistemas têm suporte de uma estrutura própria que é administrada pelo time de TI da própria empresa.


Como principal vantagem, podemos apontar o fato de que os sistemas locais não precisam de uma conexão web para funcionarem. Claro que, em contrapartida, esses dados não poderão ser acessados de qualquer lugar, apenas localmente.


Contudo, a infraestrutura de TI exige muito mais investimento inicial para sistemas locais, o que pode onerar ainda mais o caixa da empresa, principalmente quando se trata de uma empresa nova, que está iniciando do zero.


Outra desvantagem é a questão de vulnerabilidade das informações. Se uma das máquinas estiver infectada com um malware, por exemplo, todos esses dados serão comprometidos. Isso sem contar o risco de queima e defasagem dos equipamentos.



Sistemas em Nuvem: tipos e vantagens


Tipos de Sistemas em Nuvem


Os Sistemas em Nuvem, também conhecidos como Cloud Computing, são divididos em públicos, privados e híbridos. Neste último caso, é possível usufruir dos dois primeiros modelos em um único ambiente. Mas, afinal, o que são esses modelos?


Sistemas em Nuvem Pública


Os sistemas em nuvem pública disponibiliza, via internet pública, serviços computacionais de provedores, como Amazon Web Services e Microsoft Azure, para qualquer empresa que esteja interessada nessa tecnologia.


Sua contratação costuma ser de menor custo, já que sua gestão e manutenção são divididas com outras empresas que usam o serviço. Nas nuvens públicas, os recursos de um data centers são divididos entre vários clientes, e a escalabilidade dos recursos é automática.


É possível modificá-los com apenas alguns cliques e aumentar ou diminuir espaço de armazenamento, número de usuários e memória RAM, otimizando assim os investimentos. No entanto, quem usa esse tipo de modelo tem menos controle sobre a plataforma, e o nível de personalização é limitado.


Sistemas em Nuvem Privada


Os sistemas em nuvem privada, ao contrário do modelo anterior, são oferecidos por uma internet ou rede interna privada. Em outras palavras, os cuidados relacionados à segurança ficam a cargo da própria empresa, o que significa que há apenas um negócio usando a infraestrutura de TI.


Esse tipo de sistema é indicado para negócios que precisam de controle pleno sobre a infraestrutura, sem compartilhamento com outras empresas. Em questão de segurança, as informações que trafegam em um sistema privado são isolados em uma rede exclusiva por meio de VLANs (redes locais virtuais).


Consequentemente, o valor desse tipo de sistema tende a ser mais alto. Além disso, é a empresa que terá que cuidar sozinha da atualização, controle, gestão e manutenção da plataforma de cloud computing.



Sistemas em Nuvem Híbrida


Os sistemas híbridos unem os dois modelos anteriores, possibilitando às empresas usar cada tipo para uma necessidade específica. Essa opção tem sido escolhida por muitos negócios que buscam diminuir custos em TI mas não abrem mão de proteger certas informações mais sensíveis.


Isso significa que informações mais importantes e sigilosas são disponibilizadas em ambiente privado, enquanto outros serviços são armazenados no sistema público, diminuindo um pouco do custo operacional total.


Vantagens de Sistemas em Nuvem


Agora que já vimos quais são os tipos de Sistemas em Nuvem, vamos falar um pouco sobre suas vantagens.


Controle de acesso


Os Sistemas em Nuvem possibilitam um controle de acesso criptografado aos dados que é praticamente impossível a formas tradicionais de armazenamento. Eles podem definir quem tem acesso às informações e determinar o nível de acesso de cada usuário. Assim, os gestores têm uma autonomia maior para controlar os acessos e determinar quem irá consultar determinadas informações.


Integridade das informações


O Cloud Computing consegue ser mais confiável que o armazenamento local em termos de garantir a integridade dos dados. Isso porque quando informações estão em um único dispositivo, há mais risco de acesso não autorizado, extravio ou furto. Além disso, se o equipamento é danificado, pode-se perder os dados.


Já em Sistemas em Nuvem existe o que chamamos de servidores de redundância. Ou seja, caso um dispositivo pare de funcionar, automaticamente um servidor de backup e/ou redundância se inicia, gerando assim um sistema com maior grau de disponibilidade a todo momento.



Proteção contra invasores


Como é de se imaginar, as empresas que trabalham com armazenamento em Cloud Computing têm um cuidado redobrado com a segurança das informações, já que qualquer problema pode prejudicar a credibilidade da empresa.


Assim, a tecnologia contra invasores é avançada. Em geral, os dados armazenados em Cloud Computing são criptografados. Esse modelo de codificação se baseia em algoritmos matemáticos, o que dificulta sua quebra.


A criptografia em nuvem funciona da seguinte maneira: o provedor criptografa os dados após carregá-los e decifrá-los, antes de baixá-los de novo. Dessa maneira, se os discos rígidos são furtados, os criminosos não conseguirão acessar os dados. 


Redução de custos e previsibilidade de gastos


Quando uma empresa adquire um Sistema de armazenamento em Nuvem, a infraestrutura em TI passa a ser virtualizada e passa a ser fornecida por um provedor, o que reduz as preocupações ligadas à atualização de sistemas, compra de equipamentos, manutenção etc.


Em geral, o sistema é adquirido no modelo de assinatura, então a empresa paga apenas por aquilo que consome. Ou seja, os custos deixam de ser variáveis e passam a ser fixos e mais previsíveis, já que só se paga pelos recursos contratados. Isso permite que a empresa consiga calcular o quanto vai gastar e planejar melhor, por exemplo, sua expansão no mercado.


Valorização do departamento de TI na empresa


Ao contratar um sistema em Cloud Computing, os departamentos de TI das empresas podem deixar de se ater a detalhes técnicos e focar mais em análise e estratégia. Isso porque a manutenção de equipamentos e ferramentas fica a cargo dos provedores, dando mais espaço para que os departamentos de TI internos invistam em uma atuação menos operacional e mais analítica e estratégica.



Agora que você sabe mais sobre Sistemas na Nuvem, que tal investir em um software de segurança patrimonial que ajude a tornar seu negócio mais eficiente e competitivo? Para isso, certifique-se de buscar uma ferramenta que forneça as melhores funcionalidades. Não se esqueça de que ela precisa estar constantemente preocupada com a experiência do cliente final, para que possa alcançar os resultados esperados. 


O Segware Sigma é um sistema de gestão de segurança online que oferece serviço de controle de acesso. Ágil e intuitiva, a plataforma ajuda você a aprimorar a gestão do seu negócio, oferecendo um serviço muito mais seguro e eficaz para os seus clientes.

Quer saber mais? Então fale agora conosco e peça uma demonstração!

44 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page