top of page
  • Foto do escritorSegware

Tudo sobre videomonitoramento: vantagens e aplicações

Atualizado: 17 de set. de 2020

O setor de segurança eletrônica terminou 2019 com um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).


Segundo os dados da instituição, parte desse crescimento corresponde ao atendimento de uma demanda cada vez maior por mais segurança, com destaque para soluções como portaria remota e videomonitoramento.


Para se ter uma ideia do aumento dessa demanda específica, de acordo com a última Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada em 2018, os produtos mais vendidos no setor de segurança pública no Brasil são as câmeras de videomonitoramento IP, que correspondem a mais de um terço (36%) de todas as vendas.


Com a falta de segurança em todo país, a instalação de sistemas de videomonitoramento ajuda a aumentar a sensação de segurança e inibir crimes, especialmente aqueles contra o patrimônio.


Dada a importância do assunto, neste post vamos mostrar tudo sobre videomonitoramento: o que é, quais são suas aplicações e vantagens e como as novas tecnologias podem ajudar empresas de segurança a melhorar a prestação desse serviço. Acompanhe!


O que é videomonitoramento?


Videomonitoramento pode ser definido como qualquer operação de segurança realizada por meio da captura e transmissão de imagens para uma central de monitoramento

eletrônico, onde serão avaliadas e gerenciadas em tempo real.

Seja local ou remota, a operação de videomonitoramento pode atuar tanto de maneira preventiva quando reativa, ajudando não apenas na proteção a pessoas e bens, como


também no atendimento de ocorrências.

Para isso, a operação de videomonitoramento é composta, basicamente, por três partes:

  • Central de monitoramento: espaço onde as imagens serão gerenciadas e arquivadas;

  • Equipamentos para captura de imagem (e por vezes som): câmeras;

  • Estrutura para transmissão de dados: cabos, antenas, sinal de celular, redes sem fio, via rádio ou fibra óptica.


Principais aplicações do videomonitoramento


Soluções de monitoramento em vídeo podem ser aplicadas tanto para segurança pública quanto em empreendimentos privados. Dentre suas principais aplicações destacam-se:

  • Acompanhamento de eventos;

  • Controle de acesso a condomínios, empresas, instituições e áreas restritas;

  • Monitoramento de ambientes (públicos ou privados);

  • Monitoramento da entrada e saída de veículos;

  • Monitoramento de pessoas.

Vantagens do videomonitoramento


1. Acompanhamento em tempo real


Com as novas tecnologias, como câmeras conectadas à internet e armazenamento em nuvem, a operação de videomonitoramento pode ser feita remotamente de qualquer lugar do mundo, permitindo o acesso de qualquer dispositivo autorizado, inclusive smartphones e tablets.


Além disso, com poucas pessoas, a central de monitoramento é capaz de acompanhar diversas localidades ao mesmo tempo, tornando a operação mais eficiente e melhorando sua viabilidade econômica ao evitar deslocamentos desnecessários.


2. Acesso a gravações


A tecnologia não permite apenas o acompanhamento em tempo real das imagens capturadas pelas câmeras. O videomonitoramento também permite o armazenamento de imagens e o acesso a gravações passadas, geralmente por até 30 dias.


Isso é fundamental não apenas para solucionar pequenas questões internas, como no caso de condomínios e empresas, como também auxilia as autoridades na investigação de crimes que possam ter sido captados pelos equipamentos.


3. Inibição de crimes


A presença de câmeras de videomonitoramento ajuda a inibir ações criminosas, como furtos, roubos e depredações ao patrimônio. Seja em condomínios residenciais ou no monitoramento de cidades inteiras pelas autoridades locais, a operação de videomonitoramento é importante aliada na prevenção e combate à criminalidade e insegurança.


4. Qualidade no atendimento


No caso do serviço prestado por empresas privadas de segurança eletrônica, uma vez que permite o acompanhamento em tempo real e o acesso a gravações passadas, a solução de videomonitoramento possibilita avaliar e atender às solicitações dos usuários (moradores, funcionários e clientes) de modo assertivo, objetivo e imparcial.


Isso colabora para uma melhora do serviço prestado e, como consequência, traz impactos positivos para a empresa.



Novas tecnologias e o videomonitoramento inteligente


Como vimos, as soluções de monitoramento em vídeo estão entre as que mais crescem no mercado de segurança eletrônica, devido, em grande parte, a ser um dos recursos que mais se desenvolve e abarca novas tecnologias com o objetivo de tornar a operação cada vez mais eficiente.


Imagens em alta definição, transmissão sem fio, armazenamento em nuvem, cruzamento de dados com autoridades públicas e sistemas de análise: todas essas inovações já estão presentes no mercado de segurança eletrônica quando o assunto é videomonitoramento. No entanto, uma das maiores tendências para o futuro do setor são os softwares inteligentes de análise.


Os chamados sistemas de monitoramento inteligentes operam com base na transmissão da imagem e do som dos ambientes monitorados para um programa de computador capaz de interpretar as informações e detectar automaticamente qualquer ocorrência ou atividade suspeita.


Desse modo, o software é capaz de identificar problemas, como invasão de perímetro, abandono de objetos, furtos e até mesmo comportamentos fora do padrão que possam ser considerados suspeitos.


Quando isso acontece, o sistema emite instantaneamente um alerta para a central de monitoramento, que pode analisar a ocorrência e avaliar a melhor medida para cada caso. Ou seja, não há necessidade de uma equipe de pessoas monitorando cada segundo.


Como isso mostra, o grande benefício das aplicações de novas tecnologias aos sistemas de monitoramento é agilizar a tomada de decisão das equipes de segurança e reduzir a possibilidade de erro humano e corrupção interna. Além disso, sistemas inteligentes permitem gerenciar a operação de forma mais eficaz, com menos pessoas e, como resultado, com custos consideravelmente menores.



Agora que você sabe tudo sobre videomonitoramento, é importante ressaltar que, como comentamos, trata-se de uma solução que segue em alta e seu uso no segmento de segurança pode trazer mais oportunidades de negócio para as empresas do setor, além de mais segurança para o consumidor.


É importante apenas atentar-se à qualidade desses produtos e serviços; afinal, quando se trata de segurança, é preciso contar com quem realmente entende do assunto e entrega eficiência. Por isso, conheça agora todas as possibilidades que o Segware Sigma oferece

Fale conosco e peça uma demonstração!

856 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page